RSS Feed
Sei que as vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?

All the lonely people, where do they all come from?

Hoje eu presenciei uma cena um tanto quanto bizarra. Eu dou aulas particulares, caso não saiba, e na maioria das vezes eu vou de bicicleta. Hoje, enquanto estava voltando, o pedal direito da bicicleta simplesmente caiu e eu tive que voltar pra casa empurrando a bicicleta. (aê õ/)
Mas teve uma coisa que me chamou muito a atenção. Enquanto voltava super feliz empurrando aquela joça (aê \õ), eu passei na frente de uma casa meio antiga, com aqueles portões que você abre puxando uma manivela de metal, que normalmente se tranca com um cadeado. Atrás desse portão, havia uma senhora de mais ou menos uns 70 anos, ela estava sentada numa cadeira de balanço olhando o movimento na rua. No teto da varanda estavam mais ou menos umas cinco gaiolas com mais ou menos 5 aves, uma em cada gaiola, e elas eram coloridas, uma era azul, outra era vermelha com amarelo, e as outras eram verdes com laranja.
Essa senhora conversava com um papagaio que estava sobre o vaso de uma samambaia, conversava rapidamente e parecia muito entusiasmada conversando com o pássaro. E só quando eu parei do outro lado da rua pra observar eu notei que todas as aves que estavam dentro das gaiolas eram feitas de barro e, para meu espanto, inclusive o papagaio que ela conversava não era nada mais do que argila pintada e posta sobre uma samambaia. E eu me perguntei se aquela senhora sabia que os papagaio não era real e muito menos as outras que estavam dentro das gaiolas fartas de alpiste e água fresca, será que ela não sabia que nem o papagaio ouviria suas lamentações e suas histórias?
Voltei para a casa com aquilo na cabeça, e me veio uma coisa que meu professor de literatura disse há algum tempo:
No mundo existem pessoas que vão muito além de tudo que consideramos normal, de tudo que pode ser diferente no mundo. Existem pessoas que se trancam em seu próprio mundo e se esquecem totalmente do mundo fora das barreiras criadas por ela própria. Pessoas que vivem como simples parasitas pelo mundo e pessoas que fazem do mundo a sua vida.
Estranho isso não? Talvez. E aí eu me lembrei de uma história que ele contou. A história de uma mulher que morava no Rio de Janeiro e que recebia diversas cartas anônimas todos os dias. Cartas que a elogiavam e a pediam em namoro, cartas confidenciais e cartas ameaçadoras. Cartas escritas por seus melhores amigos mas que insistiam em chegar à ela sem o endereço do remetente. E a história se prossegue dessa forma. Até que no fim nós descobrimos que as cartas que ela recebia pela manhã eram as cartas que ela mesmo escrevia no dia anterior e colocara na caixa de correios. E ela recebia essas diferentes cartas todas as manhãs e pensava que eram de seus amigos. E ela vivia feliz desse jeito. Estranho isso não?
Depois de um certo tempo que eu pensei sobre o assunto, eu finalmente me dei conta de que as pessoas são mais estranhas do que aparentam, e que pessoas solitárias as vezes não são tão solitárias assim. E aí eu me lembrei de uma música dos Beatles que parece te levar a um resultado semelhante ao que cheguei. A música se chama "Eleanor Rigby" e também deve ser conhecida por alguns leitores em especial. Tem uma letra enigmática e muito estranha, mas desde quando o estranho significa ruim? Espero que gostem. Como é de costume, a tradução segue abaixo.

Eleanor Rigby ~ The Beatles
Ah, olha para todas as pessoas solitárias!
Ah, olhe para todas as pessoas solitárias!

Eleanor Rigby, apanha o arroz na igreja
Onde um casamento aconteceu
Vive em um sonho
Espera na janela
Vestindo um rosto que ela guarda num jarro perto da porta
Para quem é?

Todas as pessoas solitárias
De onde todas elas vêm?
Todas as pessoas solitárias
A que lugar todas elas pertencem?

Padre McKenzie, escrevendo as palavras de um sermão
Que ninguém vai ouvir
Ninguém chega perto
Olhe para ele trabalhando, remendando sua meias à noite
Quando não há ninguém lá
O que é importante para ele

Todas as pessoas solitárias
De onde todas elas vêm?
Todas as pessoas solitárias
A que lugar todas elas pertencem?

Ah, olhe para todas as pessoas solitárias!
Ah, olhe para todas as pessoas solitárias!

Eleanor Rigby morreu na igreja
E foi enterrada junto com seu nome
Ninguém veio
Padre McKenzie limpando a sujeira de suas mãos
Enquanto caminha do sepulcro
Ninguém foi salvo

Todas as pessoas solitárias
De onde todas elas vêm?
Todas as pessoas solitárias
A que lugar todas elas pertencem?

0 comentários:

Postar um comentário